sábado, 25 de junho de 2011

Geléia de morango


É época de morango e eu não poderia deixar de fazer geléia novamente! Eu AMOOOOO essa geléia, o cheiro que ela deixa pela casa, um pão de queijo quentinho com elaaaa, ai ai...

Fácil, rápida, barata e sem segredos
O que eu usei?
5 caixas de morango (lavados e picados)
metade do peso dos morangos de açúcar (misturei branco refinado e demerara, mas dá super certo fazer com só um ou só outro)
e uma colher de chá de ácido cítrico - ajuda na conservação (se você não tiver pode usar uma bebida alcoolica de sua preferência, como rum ou conhaque ou mesmo não colocar nada)

Para o preparo é só levar tudo ao fogo e deixar ferver até dar o ponto de sua preferência, misturando de tempos em tempos apenas para não grudar. Se você nunca fez e não sabe o ponto, teste assim: pegue uma pequena porção numa colher e deixe esfriar (pode levar à geladeira) e veja se está na consistência desejada, se precisar engrossar mais é só deixar mais um pouco no fogo.

Dicas:
1. quanto maior a panela mais rápido o preparo
2. se você preferir pode passar a geléia pronta no processador ou liquidificador para deixá-la homogênea, mas neste caso é melhor o ponto ser mais firme um pouco, do contrário ficará bem líquida.
3. se for guardar a geléia em pote de vidro, leve o mesmo ao forno por alguns minutos para matar micro-organismos e reserve. Despeje a geléia ainda quente ou morna e tampe o pote, pois o vácuo formado ajuda na preservação.
4. é melhor ter vários potes pequenos do que um grande (depois de aberto uma vez a geléia é novamente exposta aos micro-organismos e isso reduz consideravelmente sua durabilidade).

É isso!
Fala se essa panela fumegante não dá vontade risos

2 comentários:

  1. Ai que saudade dessa geléia!!!
    Me manda umn potinho rs??
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. oi xuxu, vou tentar fazer mais pra levar pra você quando formos ai ok? bjus e obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir